O fato é o seguinte, ver o time erguendo o troféu dentro de uma sala fechada, jogadores de terno, longe da torcida, isso é legal? Não fica uma coisa meio afastada do esporte?
Acho que o sistema antigo era mais emocionante, havia jogos finais em que o resultado era impensável, angústia, drama durante 90 minutos, e a taça já estava no campo, à espera de um campeão... esse campeonato por pontos corridos é coerente por um lado, mas incoerente por outro, a entrega da taça não é mais feita no calor do jogo, virou uma cerimônia comportada, formal.
Quanto a questão de ser um campeonato mais "justo", privilegiando o time de melhor campanha, mas isso é tão importante assim? Será que a LDU ganharia a Libertadores no sistema de pontos corridos? Com certeza não... no final das contas, acho que os pontos corridos privilegiam apenas o resultado, o marasmo, contribuem pra "racionalização" do futebol brasileiro, deixa-o cada vez mas europeizado, só os resultados importam, basta empurrar uma bolinha pro gol e tá certo, será o melhor do campeonato... os grandes confrontos, decisivos, como Santos x Fluminense, na semi-final de 1995, Corinthians x Santos em 2002 já não existem mais, os times agora não tem mais rivais, tem metas...
O único atrativo que eu vejo nesse tipo de pontuação é dos coadjuvantes, a briga nas últimas rodadas pra decidir quem vai pra Libertadores, pra Syulamericana por vezes roubam a cena e tem mais importância do que o campeão anunciado, isolado na ponta da tabela.