"Elas não são Prostitutas, mas estão" - Entrevista -

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
DANTE-RIO
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 70
Ver TD's

"Elas não são Prostitutas, mas estão" - Entrevista -

#1 Mensagem por DANTE-RIO » 21 Dez 2008, 17:18

Discurso das prostitutas lembra das atividades neoliberais, constata escritor

A mais velha das profissões é também uma das mais relevantes para entendermos o mundo contemporâneo, acredita Marcelo Rubens Paiva. O discurso das prostitutas, diz, “lembra o de muitas atividades neoliberais”. Nas ruas, nos prostíbulos de luxo, ou nos cubículos do mundo corporativo, o escritor paulista vê pessoas cujo sonho maior é “conquistar o mercado”. Esses universos se confundem em seu novo romance, “A segunda vez que te conheci” (Objetiva), sobre um jornalista que, demitido, passa a trabalhar como cafetão.

A entrevista é de Miguel Conde e publicada pelo jornal O Globo, 20-12-2008.

Eis a entrevista.

Por que você quis escrever um livro que abordasse o universo da prostituição?

O discurso das garotas lembra o de muitas atividades neoliberais. Elas não gostam do que fazem, mas gostam do dinheiro. Parece um ator de teatro que faz novela por obrigação, um advogado que defende criminosos, ou um escritor que escreve obras fáceis sob encomenda. O sonho de muitas garotas é como o de muitos brasileiros, conquistar o mercado.

A profissão mais antiga no mundo é o espelho do ganancioso, que vende a emoção, seu afeto, para satisfazer os gastos da razão. Não é interessante ver que não é de hoje que vendemos nossa intimidade, para nos darmos bem?

Quanto tempo levou e em que lugares foi feita a pesquisa para escrever a história?

Levei uns seis anos, os amigos sabiam que eu pesquisava, me relatavam experiências, mostravam casas, sites. Uma coisa levou à outra, conheci garotas, fiquei amigo delas e de agenciadores. Não há nada de obscuro neste universo. A prostituição é aceita no Brasil, não é crime. É a ocupação número 5198 segundo classificação do Ministério do Trabalho. O interesse começou quando fiz quatro peças de teatro, “Feliz ano velho”, em 1984, “E aí, comeu?”, em 1999, “Mais-que-imperfeito”, em 2001 e “No retrovisor”, em 2003, todas no Teatro Augusta, da Rua Augusta, ponto tradicional de rostituição e balada. Convivi com as garotas que faziam ponto em frente. Percebi que o perfil mudava com o tempo, fugiam do estereótipo. Algumas entravam para ver as minhas peças, liam meus livros.

Que coisas você descobriu sobre a prostituição em São Paulo? O que mais surpreendeu?

Elas não são prostitutas, mas estão. Precisam pagar contas, e dizem que vão sair dessa. Elas trocam de nome, cabelo, mudam de casa, sites, giram pelo mercado, saem do Brasil, voltam, num frenesi intenso. Às vezes, o celular de uma que larga passa para outra que chega. O mais interessante é que os consumidores também se organizaram, criaram blogs e sites em que trocam informações sobre fulana ou beltrana, especialmente informações técnicas: a performance, o corpo e se vale o investimento. A prostituição parecia estar com os dias contados depois da emancipação feminina, mas ganhou fôlego, exatamente porque sobrou um tipo de homem que quer uma mulher obediente e descartável.

Poderia fazer uma comparação entre a prostituição de luxo e aquela feita nas ruas?

As profissionais de boates se expõem em clubes fechados com roupas leves, fazem strips, dançam e saem com os clientes. Vão geralmente a hotéis próximos. Em algumas boates, elas estão autorizadas a dar em cima. Circulam em tornos dos que chegam. Em outras, devem ficar discretas, à espera da aproximação dos interessados. Hoje, o gênero que mais cresce é o das profissionais online. Meninas com fotos espalhadas em sites especializados. Esperam o telefone to car nos seus flats. Existe uma classe paralela, as de book, em mãos de profissionais discretos que oferecem capas de revista, modelos e atrizes, que não podem se expor. A clientela é seleta e paga de R$ 2 mil a R$ 30 mil por um programa, dependendo da fama da garota. Numa boate, um cara pode passar a noite conversando com uma menina, e não rolar o programa. Uma profissional de rua pode ganhar tanto ou mais que uma de site. Não é depreciação estar na rua, é livre escolha: os clientes são mais rápidos, objetivos, jovens, há mais rotatividade. E ela se diverte.

Você disse também que esse livro é uma obra da maturidade. Em que sentido?

É um livro em que não exponho um mundo idealizado por um jovem, nem é memorialista. É um retrato do dia a dia, bem humorado e cínico, das neuroses urbanas e das relações humanas.

Um dos temas do seu livro é a reinvenção pessoal. Até que ponto ela é possível?

Só olhar para mim. Como é possível que eu acorde todos os dias animado, apesar de tudo por que passei? Talvez porque eu leve a vida como uma brincadeira. Usuário de uma cadeira de rodas motorizada, saio da cama, e o mundo me parece um parque de diversões

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Wasabi
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 17
Ver TD's

#2 Mensagem por Wasabi » 21 Dez 2008, 22:30

::porco:: este mané, perdeu 6 anos da vida dele escrevendo o livro. Sendo que tudo isto que ele falou a gente aprende no GP guia em 1 semana.
De 2 a 30 mil em uma puta famosa, dá para comer quantas de 250?
Podiam ter feito o livro do Clinton ou do General, daí até valia a pena tirar o escorpião da carteira.

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#3 Mensagem por Tricampeão » 21 Dez 2008, 22:38

Wasabi escreveu:::porco:: este mané, perdeu 6 anos da vida dele escrevendo o livro. Sendo que tudo isto que ele falou a gente aprende no GP guia em 1 semana.
Capacidade de síntese é isso aí.

Link:
🔗

Cão Louco
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 68
Ver TD's

#4 Mensagem por Cão Louco » 22 Dez 2008, 08:52

O AUTOR DEVERIA TER PARADO NO "FELIZ ANO VELHO" !!!

Link:
🔗

Warum
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 10
Ver TD's

quaquaquaquaquaqua

#5 Mensagem por Warum » 22 Dez 2008, 09:04

Estão prostitutas? essa é boa, me engana que eu gosto...

Link:
🔗

D K
Colaborador
Colaborador
---
Quantidade de TD's: 358
Ver TD's

#6 Mensagem por D K » 22 Dez 2008, 10:06

NO STRESSS escreveu:O AUTOR DEVERIA TER PARADO NO "FELIZ ANO VELHO" !!!

2

Link:
🔗

ginger
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 211
Ver TD's

Re: quaquaquaquaquaqua

#7 Mensagem por ginger » 22 Dez 2008, 10:45

Warum escreveu:Estão prostitutas? essa é boa, me engana que eu gosto...
2

Link:
🔗

Rodrigão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 79
Ver TD's

Re: quaquaquaquaquaqua

#8 Mensagem por Rodrigão » 22 Dez 2008, 11:02

DANTE-RIO escreveu:Elas não são prostitutas, mas estão.
Estão,

Estarão,

Permanecerão Prostitutas.

Rodrigão.

Link:
🔗

Clinton
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 31
Ver TD's

Re: "Elas não são Prostitutas, mas estão" - Entrevista -

#9 Mensagem por Clinton » 22 Dez 2008, 11:38

DANTE-RIO escreveu:Elas não são prostitutas, mas estão. Precisam pagar contas, e dizem que vão sair dessa.
:doubt: Mais um que caiu no PPP...

Daqui a pouco ele vai dizer que elas-não-são-putas-são-garotas-de-programa.

Link:
🔗

DANTE-RIO
Forista
Forista
---
Ver TD's

#10 Mensagem por DANTE-RIO » 22 Dez 2008, 11:48

Clinton escreveu:
DANTE-RIO escreveu:Elas não são prostitutas, mas estão. Precisam pagar contas, e dizem que vão sair dessa.

Colegas,

Gostaria de ressaltar que a Entrevista é com o MARCELO RUBENS PAIVA e não comigo! Considerei uma entrevista curiosa, com alguns aspectos pertinentes e percebi que seria interessante colocar no Fórum.

Abs.

Link:
🔗

Clinton
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 31
Ver TD's

#11 Mensagem por Clinton » 22 Dez 2008, 12:47

DANTE-RIO escreveu:
Clinton escreveu:

Colegas,

Gostaria de ressaltar que a Entrevista é com o MARCELO RUBENS PAIVA e não comigo! Considerei uma entrevista curiosa, com alguns aspectos pertinentes e percebi que seria interessante colocar no Fórum.

Abs.
DANTE,

Eu não sou analfabeto, nem idiota. É claro que eu notei que a entrevista era com o Marcelo Rubens Paiva. Apenas quando se faz a citação automática do post, o nome que sai é de quem postou.

Link:
🔗

PRS
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 100
Ver TD's

#12 Mensagem por PRS » 22 Dez 2008, 13:06

Bom, o cara dá a desculpa que ficou 6 anos "pesquisando" a vida das gps pra escrever um livro ; eu achei genial a justificativa.

Vai para oa rquivo de "desculpas-passiveis-de-serem-usadas"

[s]

Link:
🔗

Caubói/38
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 629
Ver TD's

#13 Mensagem por Caubói/38 » 22 Dez 2008, 15:56

Clinton escreveu:

Prá esse mequetrefe esses dois conceitos são politicamente incorretos, e o melhor seria usar o acompanhante!

Link:
🔗

DrHiena
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 214
Ver TD's

#14 Mensagem por DrHiena » 22 Dez 2008, 16:09

Como diria o grande filosofo Rubens Castilho: PUTA E PUTA E VICE VERSA....NAO EXISTE EX PUTA...Tem mais, aceitou dinheiro pela buceta...e puta..

E logico que temos as putas paisanas que se casam por seguranca financeira...mas isso ja e outra historia da putosfera...

Link:
🔗

DANTE-RIO
Forista
Forista
---
Ver TD's

#15 Mensagem por DANTE-RIO » 22 Dez 2008, 19:58

Clinton escreveu:DANTE,

Eu não sou analfabeto, nem idiota. É claro que eu notei que a entrevista era com o Marcelo Rubens Paiva. Apenas quando se faz a citação automática do post, o nome que sai é de quem postou.
Caaaaaalma, Dr!

Relaxa! Eu entendi! Apenas quis ressaltar para que ninguém me confunda com o rapaz que "pesquisou 6 anos". Tem gente que faz aquela "leitura diagonal" dos posts, aí já viu!... Mas sei que não é o seu caso.

Fica o meu cordial abraço pra vc!

Link:
🔗

Responder