A situação do colega é realmente muito triste.
Passei por algo semelhante por mais de uma vez e aprendi muito com isso.
Na verdade, com a tecnologia atual, são necessários aproximadamente 60 dias, com a tecnologia atual, para ter 100% de certeza, sendo que, depois do trigésimo dia, a chance de o resultado estar errado é mínima.
Os testes mais simples nunca acusam "falsos negativos" - podem, raramente, acusar falso positivo, o que implica em nova aplicação ou realização de exames mais específicos.
Quando estamos muito encucados, nosso corpo desenvolve sintomas similares aos provocados pelas doenças - já cheguei a ter manchas, diarréia, dores nas articulações, uma série de problemas na boca, etc. É a famosa somatização.
Há casos de pessoas que, mesmo depois de esperar mais de 90 dias e fazer "n" testes não ficam convencidos de que não possuem doença alguma.
Outra observação a fazer é que, não basta a parceira ter o vírus para que ele venha a ser contraído. É necessário ter carga viral elevada e uma porta de entrada - normalmente um ferimento.
Se você procurar, verá uma série de casos em que marido e mulher, um contaminado e outro não, tiveram "n" relações sexuais sem preservativo, sem transmissão. Ou seja, a chance de contaminação em uma única relação é muito pequena.
Quem já leu o que escrevo aqui sabe que sou muito zeloso com prevenção. Isto porque, por exemplo, o vírus da Hepatite se transmite muito mais facilmente do que o HIV. Por isso sou absolutamente contra o tal do "oral sem capote" - que muitos aqui no forum adoram. Isto sem contar o risco de HPV e uma série de outros bichos contra os quais a camisinha é uma aliada fundamental.
Obviamente, não estou dizendo que o colega está ou não contaminado. Digo simplesmente que a chance de ele estar é muito pequena, que os sintomas apresentados nada dizem e que já tive uma série de experiências similares - felizmente, todas com "final feliz". É terrível - você não pensa em outra coisa, busca informações pela internet e por todo lado, fica a fazer auto-exame o tempo todo - um inferno!
De qualquer forma, serve de alerta! Não apenas com relação ao HIV mas também com relação a outras doenças. E, como as meninas também costumam ler o que aqui publicamos, melhor reavaliarem suas posições. Já imaginaram o que significa ter Hepatite ou câncer no colo de útero (associado ao HPV)?
Algo que vai na direção do que estou dizendo vocês encontram, por exemplo, nesta publicação:
http://www.gaparp.org.br/duvidas/index.php?iProf=3
Por fim, se quiser um pouco mais de tranquilidade, espere umas quatro semanas, vá até o Fleury, deixe lá quase R$200,00 e pegue o resultado no mesmo dia! Se der negativo - resultado já extremamente mais provável, a julgar pelo que foi relatado - a possibilidade de dar positivo depois de mais um mês ficará ainda muito menor!