“putanheiros e consumidores sexo do mundo inteiro, uni-vos”.
O velho Marx no "Capital" deixou algumas pistas a que poderíamos recorrer. O fio da meada está lá já no Capítulo 1 - A MERCADORIA: “A mercadoria é, antes de tudo, um objeto exterior, uma coisa que, pelas suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. Que essas necessidades tenham a sua origem no estômago ou na fantasia, a sua natureza em nada altera a questão”
Antes, Adam Smith no seu clássico "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações" inaugurou a teoria liberal sobre o capitalismo assentado no princípio da livre iniciativa. Para ele, a competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
No entanto nossa história cansou de expor as imperfeições deste modelo de “livre mercado", e é a Lênin que devemos recorrer para entender melhor o fenômeno que atravessamos neste momento. Em seu tratado “Imperialismo estágio superior do Capitalismo”, Lênin discorre sobre a questão do domínio e da concentração do mercado: Nas relações comerciais a “mão mágica do mercado” não é capaz de impedir a formação dos monopólios que interferem na livre oferta de mercadoria e preços.
Se o grande intelectual da Revolução Russa estivesse entre nós no Guia, ele estaria aqui dizendo que o mercado de putaria está entrando para o estágio inicial da concentração, que é a formação dos Carteis*…..Antes as fornecedoras de serviços adúlteros não tinham de fato acesso ao mercado; hoje montam empreendimento próprio com escritório(kit), telefonia(celu), internet (uol/msn /etc.) e propaganda(sites/guia)….Este fase de acesso ao mercado já está consolidada, o que estamos assistindo agora é a entrada na fase da associação e formação dos Carteis. .
Principalmente alguns sites, mais gente que vive de alugar Kit e alguns de nós aqui do GPGuia têm em grande parte acelerado este processo de troca de informações, tabelamento preços e padronização do atendimento De produtoras individuais de meios de tesão as putas estão se organizando e este processo é natural e inevitável.
Com o que eu não me conformo é com a falta de organização e solidariedade entre nós consumidores de serviços de entretenimento adúltero. Como eu sempre digo aqui: não dá para achar normal um forista pagar R$ 300 paus por uma Kenga. Enquanto tivermos gente rasgando o seu CAPITAL sem consciência de classe estes absurdos e este processo só vão piorar….
"Uma bela manhã, ao despertarmos, ficaremos espantados por vermos apenas trustes e carteis;”
Vladimir Ilitch Ulianov (Lênin)
*Cartel: Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa.
Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
Ao artificialmente limitar a concorrência, os membros de um cartel também prejudicam a inovação, impedindo que novos produtos e processo produtivos surjam no mercado. Cartéis resultam em perdas de bem-estar do consumidor e, em longo prazo, perda de competitividade da economia com o um todo.
Segundo estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os cartéis geram um sobrepreço estimado entre 10 e 20% comparado ao preço em um mercado competitivo, causando prejuízos de centenas de bilhões de reais aos consumidores anualmente.