ÉTICA É UMA COISA RELATIVA????

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#31 Mensagem por srmadruga » 07 Nov 2008, 21:42

conheço 3 exemplos de ética na medicina...

primeira: um vizinho cheio da grana... ficou um bom tempo no hospital....... muito tempo que eu falo mais de 7 anos... até que acabou o dindin e ele morreu... estranho?

segundo: um professor que tinha um aluno "mala"... até que esse aluno "mala" sofreu acidente e foi cair bem naos maos do "médico".... acreditem morreu..estranho?

terceiro: dizem que dinheiro nao trás felicidades.."manda buscar".. isso é pura realidade na medicina... quando você tiver dindin.....

é igual relacionamento com GP, enquanto tiver $$$$$$$ sobrevive.... se faltar..morre..

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Driller
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#32 Mensagem por Driller » 07 Nov 2008, 21:44

A ocasião faz o ladrão, e a falta de oportunidade faz a honestidade... :lol:

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Wasabi
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#33 Mensagem por Wasabi » 07 Nov 2008, 23:01

Commander escreveu:
Peter_North escreveu:
Commander escreveu:até os médicos pensam assim
uahahhah.......esqueceu dos Ginecologistas, aí tem um pouquinho de sacanagem, além do dinheiro.............................hehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: só se gostar de bacalhau e canhão.
A maioria que vai é quando o bacalhaou tá com corrimento ou outra coisa.
Existe outras maneiras de se conseguir uma buceta.

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Brandon
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#34 Mensagem por Brandon » 08 Nov 2008, 08:26

marylow escreveu: Ahan ....... E eu sou o papa agora ...
Regras de conduta nao sao constantes , pensando do modo que vc pensa, se mudar de país ou grupo social nao estará mais sendo ético !!!
Honestidade e legalidade tbm sao coisas relativas .

Até mesmo caráter é inconstante !

Da mesma forma que vc zombou doq disse , faço das suas palavras as minhas ok ?
:evil:
Ninguém zombou de nada, mas pelos seus exemplos de quem vc acha que sejam os bastiões da ética (médicos, sua avó, o Papa), vc obviamente não tem a menor idéia do que seja ética. Vc confunde valores com regras.

Vou dar uma pista: Ético não é necessariamente moral, e muito menos legal. Releia o post do noso amigo escoteiro e pense nisso. :wink:

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old owl
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#35 Mensagem por old owl » 08 Nov 2008, 08:50

Wasabi escreveu: :lol: só se gostar de bacalhau e canhão.
A maioria que vai é quando o bacalhaou tá com corrimento ou outra coisa.
Existe outras maneiras de se conseguir uma buceta.
Bem por ai... :lol: Qdo vou acompanhando alguma parceira ao ginecologista dou uma boa olhada na sala de espera...Geralmente tem em media umas 6 a 8 mulheres...E raro e imaginar que em alguma daquelas piriquitas eu gostaria de estar enfiando a mão...Ou outra coisa...Ginecologista trabalha onde os outros se divertem :twisted:
dark king escreveu:acho que esse é o topico mais filosofico que já li aqui :!:
A palavra relativo sempre remete a considerações filosoficas, prova tambem que putanheiro e putas as vezes...so as vezes...Bem de vem em qdo...Raramente...Quase nunca...Tb pensam :lol:

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marylow
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#36 Mensagem por marylow » 08 Nov 2008, 10:52

Eu li Brandon , mas como vc mesmo disse, cada um tem uma visao diferente sobre ética e moral .
A ética e a moral se transformam pelo passar dos anos e dos lugares . Oque aqui é imoral ou anti-ético , pode nao ser para um africano , chines etc...

Agora te pergunto .

Um fazendeiro tem uma fazenda cheia de animais e frutas .
As frutas sao dele , ele nao as vende , nao doa nao faz nada com elas . Mas são deles ele pensa assim e é assim que deve ser .São deles e de mais ninguem .Ele come algumas , outras dá para os animais , mas a maioria acaba indo p. lixo .
Um vizinho beeem pobre , morrendo de fome , pega as frutas que cairam das arvores do pomar que estao no chao . Afinal o dono da fazenda nao faz nada com essas frutas que estao no chao, elas caem e apodrecem com o passar do tempo .
Ele pegou sem avisar pq ?
Pq esse fazendeiro é muiito bravo e nao ajuda ninguem mesmo tendo condiçoes p. isso.
Quem é o anti-ético/ imoral da historia ?
O cara que pegou as frutas que o fazendeiro nao ligava, ou o fazendeiro por nao fazer sua parte na sociedade ? Ajudando o proximo ao invés de ignorar a situaçao ao seu redor ?

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#37 Mensagem por old owl » 08 Nov 2008, 11:14

marylow escreveu:
Um fazendeiro tem uma fazenda cheia de animais e frutas .
As frutas sao dele , ele nao as vende , nao doa nao faz nada com elas . Mas são deles ele pensa assim e é assim que deve ser .São deles e de mais ninguem .Ele come algumas , outras dá para os animais , mas a maioria acaba indo p. lixo .
Um vizinho beeem pobre , morrendo de fome , pega as frutas que cairam das arvores do pomar que estao no chao . Afinal o dono da fazenda nao faz nada com essas frutas que estao no chao, elas caem e apodrecem com o passar do tempo .
Ele pegou sem avisar pq ?
Pq esse fazendeiro é muiito bravo e nao ajuda ninguem mesmo tendo condiçoes p. isso.
Quem é o anti-ético/ imoral da historia ?
O cara que pegou as frutas que o fazendeiro nao ligava, ou o fazendeiro por nao fazer sua parte na sociedade ? Ajudando o proximo ao invés de ignorar a situaçao ao seu redor ?
Virou militante do MST???

Agora vc esta ponderando da ordem das coisas???
Não sou militante da TFP, mas que este tipo de discussão parece papo de mauricinho/patricinha bebado em barzinho dos jardins, ouvindo Geraldo Vandre e onde se toma mais uma dose de tequila para ver se com isto se corrige o mundo!!!

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Dom Braz
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#38 Mensagem por Dom Braz » 08 Nov 2008, 11:14

A ética é a mãe da hipocrosia...

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#39 Mensagem por marylow » 08 Nov 2008, 11:57

¬¬ .....

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Brandon
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#40 Mensagem por Brandon » 08 Nov 2008, 15:28

Marylow, essa sua historinha foi sintomática de que vc confunde ética com moral. Mas eu estou vendo que não é por arrogância e sim por inocência sua. Ou algo parecido com isso :wink:

Eu posso dizer sem sombra de dúvidas que sempre fui ético a vida toda. Porque legal nem sempre, e moral raramente sou.

Como disse Dom Braz, a ética é mãe da hipocrisia. Mas paradoxalmente, acredito que ser ético é o que nos torna confiáveis. Prefiro mil vezes lidar com gente imoral e ilegal, mas ética.

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#41 Mensagem por leteseu » 08 Nov 2008, 16:48

Sobre a moral e a infidelidade grande livro: http://br.gojaba.com/book/1492755/O-Ani ... ert-Wright

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#42 Mensagem por marylow » 09 Nov 2008, 16:54

etica e moral andam juntas .... sao "quase" a mesma coisa .... se vc nao é etico , nao é moral

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#43 Mensagem por PRS » 09 Nov 2008, 19:00

marylow escreveu:etica e moral andam juntas .... sao "quase" a mesma coisa .... se vc nao é etico , nao é moral
Errado

Você pode ser ético mas ser imoral.

Moralidade no fundo tem um viés mais religioso , já ética é um conjunto de procedimentos considerado "aceitáveis" pela sociedade aonde se vive.

[s]

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#44 Mensagem por leteseu » 09 Nov 2008, 19:22

Fala-se de ética, de moral, quando o que realmente importa, no meu ponto de vista, é a estética, no sentido filosófico do termo.

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Maestro Alex
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#45 Mensagem por Maestro Alex » 09 Nov 2008, 19:26

leteseu escreveu:Fala-se de ética, de moral, quando o que realmente importa, no meu ponto de vista, é a estética, no sentido filosófico do termo.
estética
es.té.ti.ca
sf (gr aisthetiké) 1 Estudo que determina o caráter do belo nas produções naturais e artísticas. 2 Filosofia das belas-artes. 3 Harmonia das formas e coloridos.

Fonte Michaelis.

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Estética ou Filosofia da Arte

Uma das disciplinas tradicionais da filosofia, que aborda um conjunto de problemas e conceitos por vezes muito diferentes entre si. A estética começou por ser sobretudo uma TEORIA DO BELO, depois passou a ser entendida como TEORIA DO GOSTO e nos nossos dias é predominantemente identificada com a FILOSOFIA DA ARTE.

Há fortes razões para considerar que estas três formas de encarar a estética não são apenas diferentes maneiras de abordar os mesmos problemas. É certo que gostamos de coisas belas que também são arte, mas não deixa de ser verdade que as coisas que consideramos belas, aquelas de que gostamos e as que são arte, formam conjuntos distintos. Afinal, até é banal gostarmos de coisas que não são belas e muito menos arte; assim como podemos nomear obras de arte de que não gostamos nem consideramos belas.

Enquanto teoria do belo, a estética defronta-se com problemas como "O que é o belo?" e "Como chegamos a saber o que é o belo?". Estas são perguntas que já PLATÃO colocava no séc. IV a.C. e que só indirectamente diziam respeito à arte, pois a arte consistia, para ele, na imitação das coisas belas. Razão pela qual Platão tinha uma opinião desfavorável à arte, ao contrário do seu contemporâneo ARISTÓTELES, para quem a imitação de coisas belas tinha os seus próprios méritos.

Já para os filósofos do séc. XVIII, como HUME e KANT, é no campo da subjectividade que se encontra a resposta para o problema do belo. A estética transformou-se, assim, em teoria do gosto, cujo problema central passou a ser o de saber como justificamos os nossos gostos. O SUBJECTIVISMO ESTÉTICO é a doutrina defendida por estes dois filósofos, embora com tonalidades diferentes. A doutrina rival é o OBJECTIVISMO ESTÉTICO e é bem representado pelo filósofo americano contemporâneo Monroe Beardsley (1915–85), para quem o belo não depende dos gostos pessoais, mas da existência de certas características nas próprias coisas.

Finalmente, as revoluções artísticas dos dois últimos séculos, ao alargar de tal modo o universo de objectos que passaram a ser catalogados como arte, acabaram por despertar nos filósofos vários problemas que se tornaram o centro das disputas estéticas. É o caso dos problemas de filosofia da arte como "O que é arte?" e "Qual o valor da arte?", entre outros. Quanto ao problema da definição de arte, há três tipos de teorias: as essencialistas — teorias da representação, da expressão e formalista —, as não-essencialistas — teorias institucionais, de filósofos como o americano George Dickie (n. 1936) — e as que, inspiradas no filósofo austríaco WITTGENSTEIN, consideram ser impossível definir "arte". Relativamente ao problema do valor da arte, encontramos dois tipos de teorias: as que defendem que a arte tem valor em si — teorias da arte pela arte, tendo Oscar Wilde (1854–1900) como defensor mais conhecido — e as que defendem que a arte tem valor porque tem uma função (teorias funcionalistas), seja ela social, moral, terapêutica, lúdica ou cognitiva. A função cognitiva é das mais discutidas e o filósofo americano contemporâneo Nelson GOODMAN é um dos seus mais importantes defensores, considerando a arte uma importante forma de conhecimento.

Aires Almeida

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