Agnes escreveu:Estou me referindo à algumas profissões como medicina, direito...
Onde o exercício do significado da palavra "exije":
ÉTICA = s. f. 1. Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. 2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
E tbm não estou generalizando não!! hehe
Errado de novo.
Principalmente nessas profissões, ética e moral são coisas distintas.
Um caso clássico em ética legal é esse:
Um advogado tem um cliente acusado de assassinar uma criancinha de 10 anos de idade.
O cliente confessa ao advogado ser o autor do crime. O advogado percebe que a promotoria não montou o caso corretamente, e consegue livrar seu cliente com uma tecnicalidade.
Lá está ele, o assassino de criancinhas, solto nas ruas e pronto pra matar novamente.
O advogado foi
ético ao fazer seu trabalho corretamente, e não revelando à polícia que seu cliente é um assassino de criancinhas convicto, o que quebraria o sigilo cliente-advogado. Mas o advogado foi
imoral ao deixar que um assassino de criancinhas fique livre e possivelmente faça uma outra vítima.
Neste caso, se o advogado denunciasse seu cliente a quebra do sigilo também seria
ilegal em alguns países de direito saxão, e faria com que o advogado perdesse sua licença, e o acusado sairia livre por se tratar de um testemunho "fruto de uma árvore podre".
O caso do padre que ouve a confissão do mesmo assassino e não procura a polícia é igual:
Ele foi
ético ao não quebrar a confiança do seu fiel, que lhe confessou acreditando no selo sacrossanto da Igreja. Mas ele foi
imoral ao não contar a polícia o que sabe e deixando uma pessoa assim livre.