Santa Maria - RS

Espaço para postagem de TDs e informações de acompanhantes do interior/litoral do Rio Grande do Sul.

Regras do fórum

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 125 Positivos: 824 Negativos: 154 Pisou na bola: 40 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 120
Anal:Sim 206Não 1117
Oral Sem:Sim 587Não 776
Beija:Sim 716Não 689
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
HighlanderSM
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 04 Fev 2022, 14:33
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1381 Mensagem por HighlanderSM » 07 Abr 2022, 12:15

POSITIVO
Nome da Garota:Tainá

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Nota:8
Relato com a moça do seguinte link:
https://fatalmodel.com/1068774/taina--1068774

Entrei em contato de noite, respondeu rapidamente, marcamos horário para a tarde do dia seguinte. Tive uns contratempos e atrasei uns 3 ou 4 minutos, mas ela não se incomodou. A garota é bonita, baixinha, gostosa e com um cabelão lindo. Fomos para o quarto e começamos a pegação, mão boba aqui e ali, tiramos as roupas, ela encapou e começou a fazer oral, mesmo com capa, eu gostei. Depois ela se deitou e comecei a chupar ela, deu uns gemidinhos e se retorceu um pouco. Depois ela pediu pra eu deitar e partimos pra atração principal, com ela cavalgando. Muito gostosa, caía de boca naqueles peitões. Depois trocamos pra posição de quatro, fizemos na posição tradicional e de quatro de novo, até eu finalizar nela. Depois, fiz o pix e me despedi dela...
Apesar de sentir que ela estava com um pouco de pressa (eu também não tinha muito tempo, mas enfim), gostei da experiência, garota simpática, bonita, geme gostoso (sem exageros), fala umas sacanagens, poderia pensar num replay...

Valor: 250,00
Editado pela última vez por tio chota em 07 Abr 2022, 13:06, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Gato18
Forista
Forista
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Mar 2022, 09:53
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1382 Mensagem por Gato18 » 21 Abr 2022, 08:25

Alguém poderia por alguma coisa sobre essa mina,se vale a pena !https://br.skokka.com/acompanhantes/san ... br2fiu8jk/
Editado pela última vez por tio chota em 21 Abr 2022, 11:49, em um total de 2 vezes.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Prerigo
Forista
Forista
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2022, 20:46
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1383 Mensagem por Prerigo » 21 Abr 2022, 21:02

Ai pessoal, vamos ter o cuidado ao entrar em contato com PG do skokka. Dia desses chamei uma novinha espetacular pelas fotos, ddd de SC pensei "deve ser uma de luxo que veio pra cá" chamei a gata.
Como sempre uso um chip só pra sacanagem e foi pelo whatsapp dele que chamei a puta. Na hora ela veio com uma conversinha de que tinha parente na cidade e precisava ver foto do meu rosto. Nunca caiam nessa... Mandei foto de um cara fake e pedi uma foto do rosto dela também. Foi então que ela mandou umas 20 fotos dela que eram nitidamente fakes. Ai eu perguntei onde poderia buscar ela e ela respondeu que eu teria que pagar 250 pelo pg via pix, ai pagando ela me daria o endereço e eu iria até ela. Caso não pagasse, ela iria jogar minha foto e meu numero em grupos de whatsapp e que não adiantava eu bloquear blablabla. Bloqueei na hora. Mas fica o aviso, desconfiem, nao mandem foto, nao paguem adiantado... Desconfiem sempre
Editado pela última vez por tio chota em 22 Abr 2022, 07:27, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

gurysma
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Ago 2011, 15:56
---
Quantidade de TD's: 39
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1384 Mensagem por gurysma » 03 Mai 2022, 15:18

Boa tarde ilustríssimos, realmente a coisa em Santa Maria só piora! As piranhas enlouqueceram...... Valores estratosféricos e serviço de má qualidade. Tava dando uma olhada no fatal, basta comparar Santa Maria com santa cruz do sul, que é uma cidade com emprego, com dinheiro, com oportunidade. Valores bem mais acessíveis por lá!😢 Eu estou abandonando a putaria por aqui. Tenho guardado meus cobres pra quando vou a POA!!! Grande abraço!
Editado pela última vez por tio chota em 04 Mai 2022, 11:25, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

RafaKniz
Forista
Forista
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mai 2022, 22:53
---
Quantidade de TD's: 1
Ver TD's

TD positivo depois de alguns fracassos em SM

#1385 Mensagem por RafaKniz » 07 Mai 2022, 15:33

POSITIVO
Nome da Garota:Nicolly

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Nota:10
Boa tarde caros colegas
Primeiro TD no site e vamos ao ocorrido hehehehe

Depois de péssimas experiencias em Santa Maria, seja por preços abusivos ou serviços robóticos, vasculhei o Fatal por uns dias e nada me interessou, ou caro, ou já tinha conferido e não gostei. Encontrei um anuncio que me chamou atenção

https://fatalmodel.com/505011/nicolly-novidade-505011

Mandei mensagem para tirar umas dúvidas sobre local e ela me retornou com um audio, a voz me agradou e acabamos marcando no ap dela, como estava no Casa Gabbi pra mim ficou excelente pois ela atende ali perto do Vaca, fui ao prédio. Me surpreendi pois foi no mesmo local que tive o último abate com a Alana, também foi muito bom ela. Chego no ap dela, sou recebi por uma loira muito bonita de calcinha e sutiã, as fotos são dela mesmo, corpão bundão e peitão, rosto bonito também. Conversamos alguns minutos enquanto ela respondia alguns clientes no celular e eu me ajeitava, disse que era de porto alegre e ficaria pouco tempo na cidade. Após um papo curto veio por cima e tirou o guri pra fora e começou a mamar sem capa, ponto forte, bem babado e faz garganta profunda, depois de chupar por uns 10 minutos encapou o guri e começou a cavalgar, tava muito bom porém depois de pouco tempo uns 5 minutos ofereceu comer ela de 4 porque eu tinha comentado da bunda dela ser muito gostosa, poderia ter ficado mais mas suspeito que ela estava cansada afinal estavamos no final do dia. Fui pra tras dela e comecei a comer a buceta dela, nem muito apertada e nem muito folgada mas bem gostosa de comer, mas o ponto forte foi poder pegar aquele bundao e socar com força, com aquela visão até cheguei a considerar comer o cuzinho dela já que ela anuncia que faz anal porém achei que ficaria salgado. Ficamos por uns 10 minutos nessa posição e enchi a camisinha.

Valor: 200
30 minutos

Salgado em comparação com outras, mas considerando que tem umas em Santa Maria pedindo 600 a hora, confesso que gostei bastante, me deixou bem a vontade, não reclamou de nada, seja posição, seja beijo. Voltaria para experimentar anal com ela, mas acho que não vai dar tempo pois disse que vai ficar pouco tempo

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

flipoflipo
Forista
Forista
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Mai 2022, 15:11
---
Quantidade de TD's: 1
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1386 Mensagem por flipoflipo » 08 Mai 2022, 15:32

NEGATIVO
Nome da casa:House21
Nome da Garota:Brenda

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:NÃO
Nota:5
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Dae desbravadores,

Fui no Rudys mas tava fechado. Então fui na House21, tinha 3 garotas, sendo que uma não quis se apresentar. A recepção não foi calorosa, me colocaram sentado em um sofá sujo, numa sala com cheiro de cigarro e que tinha divisória dessas de estabelecimento público, e enquanto eu tava no sofá esperando pra conhecer as duas garotas, eu conseguia ouvir o namorado de uma delas falando coisas do tipo, "vai lá po, duzentos pila". As paredes sujas e o ambiente úmido, tenebroso. Enfim, apresentaram-se a brenda e uma gordinha q não lembro nome. Escolhi a Brenda, guria duns 25 anos, branquinha, não fez esforço pra ser simpática mas também não me tratou mal. Fomos pro quarto , foi tomar um banho, voltou. Fui eu tomar, um banheiro imundo, com péssimas condições de higiene, a toalha era quase um pano de chão. Voltei pro quarto ela tava de roupão me esperando na cama. Tirou o roupão , bunda gostosa mas seios quase inexistentes. Não chupou sem camisinha, fez um oral mecânico, ficou de 4, bombei forte n
a buceta, que era gostosinha de meter. O cuzinho dela arregaçado, mas mentiu que não dava. Pedi pra comer de lado, meti de lado, quando pedi pra ir pra 3a posição ela disse que eu não podia demorar pra gozar pq paguei meia hora. Enchi a borracha, Fui pro banho e tentei não me infectar naquela pocilga. Resumo da ópera, o local é deprimente, não volto nem a pau. A guria não se esforçou, mas até consegui gozar pq a bunda era gostosa e eu tava tarado.

Rosto: 4
Tetas: 2
Bunda: 7
Cintura: 7
Beija: não sei, não arrisquei
Dá o cú: diz q não mas o botão tava desgastado
30 min 150 mais 20 da maquininha.

Não valeu a pena, saí deprimido e com a certeza que preciso ler mais este fórum.

Abraço galera
link com foto https://house21sm.com.br/acompanhante/1098/Brenda

Não Camarada,

Vc precisa ler as regras , o link com as fotos é obrigatório.
Editado pela última vez por tio chota em 09 Mai 2022, 08:57, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

gurysma
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Ago 2011, 15:56
---
Quantidade de TD's: 39
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1387 Mensagem por gurysma » 10 Mai 2022, 13:20

NEUTRO
Nome da casa:Rua Tuiuti
Nome da Garota:Coroa

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:NÃO
Nota:6
Boa tarde ilustríssimos. Ontem foi dia de desbravamento, vi o anúncio de uma coroa, fotos ok. https://br.skokka.com/acompanhantes/san ... br73bgmvm/ marquei com a percata e me fui ao encontro. Fodinha burocrática, parecia que estava fodendo com minha senhora!!!🤣 Chupeta no pelo, mas a senhora tenta agradar, porem não tem vocação pra piranha! Enfim, consegui esvaziar o saco, por 100 pilinha! Grande abraço a todos!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

HighlanderSM
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 04 Fev 2022, 14:33
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1388 Mensagem por HighlanderSM » 10 Mai 2022, 13:56

POSITIVO
Nome da Garota:Nicolly

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Nota:9
Também tive uma boa experiência com a Nicolly. Chamei na noite anterior, apesar dela ter demorado para responder (ela disse que estava fora e a bateria do celular acabou), consegui marcar com ela para a tarde do dia seguinte. Ela é bem atenciosa pelo WhatsApp, manda áudio e tudo mais. Menos de uma hora antes, ela me passou o endereço certinho. Chegando lá, me deparei com uma bela loira, aparentando os 25, belo corpo... Fiz o pix, ela tirou tudo e começamos a pegação. Comecei chupando ela, que pareceu ter gostado. Ela tem uma bucetinha deliciosa... Depois ela começou a chupar sem capa, gostei do oral dela. E então começamos a meter na posição tradicional. Ela é bem envolvente no ato, geme gostosinho, beija sem frescuras. Depois pedi para meter de 4, e ter aquela maravilhosa vista da traseira dela. Metemos alguns minutos e acabei gozando na bunda dela. Conversei um pouco com ela depois do ato e logo me despedi, já que eu havia marcado apenas meia hora. A garota foi muito simpática, atenciosa e soube ser carinhosa e safada ao mesmo tempo.

Valor: 200,00 / 30 min

https://fatalmodel.com/505011/nick-ultimo-dia-505011
Editado pela última vez por tio chota em 10 Mai 2022, 14:18, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Prerigo
Forista
Forista
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2022, 20:46
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1389 Mensagem por Prerigo » 14 Mai 2022, 13:45

Como está decadente a situação em santa maria... As mesmas de sempre, nada de novidade e agora umas murchas de 40, 50 anos vindo pra cidade querendo meter 500 conto um pg. De cair o cu das calças kkk se depender de mim que feche todos os cabaré dessa cidade pq pagar caro pra andar em carro velho e rodado tem que tá muito desesperado
Editado pela última vez por tio chota em 14 Mai 2022, 22:07, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
andresoncds
Forista
Forista
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Mar 2021, 13:15
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1390 Mensagem por andresoncds » 24 Mai 2022, 11:11

Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Golpe ??????
Estava olhando a Skokka na semana passada
E apareceu um Anúncio da perva
Se chamava Lana
Aí eu fiquei interessado, mas assim ela me respondeu, ela diz que estava Caxias do Sul e arrependeu por ter indo la , e queria 80 reais para pegar o ônibus de volta pra SM pois a mãe dela estava doente , ela diz que se eu ajudasse ela irá fazer tudo por mim
Aí eu decidir enrolar para ver o que irá acontecer, eu pedi à agência da Caxias , e ela mandou para mim e o nome dela era Thaís Sousa Giolo , e tentei investigar a foto para mim ver a origem mas não encontrei nada no TinEye e o Google Imagens :roll: :roll: link do skokka dela:https://br.skokka.com/acompanhantes/san ... br5z62sv2/
Não acredito que tenha gente sem noção assim, o cara coloca o nome real da Prestadora.
Cara isso pode render um problema sério para vc.

Mensagem do Moderador

tio chota
Editado pela última vez por tio chota em 24 Mai 2022, 19:41, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
andresoncds
Forista
Forista
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Mar 2021, 13:15
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1391 Mensagem por andresoncds » 25 Mai 2022, 10:42

MANCADA
Nome da Garota:Capitu Ruiva

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:NÃO
Garota sem vergonha
Ontem eu estava muito afim de tirar o leite no saco , fui no skokka e acabei conhecendo o Capitu Ruiva e eu babei pela foto dela , mandei a mensagem tirei a dúvida , ela mandou por áudio e diz que irá está disponível as 22:00 e eu combinei às 22:30 , e ela confirmou, me arrumei e parti para o local dela , local dela fica no
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Ângelo Bolsson 647 no beco colorido lado de Plazza Pizzaria
e ela cobrava 150 por 30, minutos e 200 por horas com gozada livres ,avisei para ela previamente que eu estava chegando no local , e a mensagem não chegou no celular dela , esperei esperei esperei esperei, achei que ela estava ocupado com outro cara , e de repente as 00:05 ela chegou no local com pizza , e ela me viu falou alguma coisa, e eu falei que sou o cara que marcou as 22:30 e ela fez a cara negativo, e fechou o portão na minha cara e mas decidi esperar mas ela ficou me olhando e voltou furiosa e berrou para mim ir embora , fui embora e nunca mais voltei por local dela , mandei mensagem para ela exigindo a explicação pq ela ter feito disso comigo e mandou desculpa enfarrapada e ela diz que tinha esperar a confirmação (??????) uh ela já tinha confirmado cmg bem antes de eu ir no local dela , esperei por ela 1:30h feito idiota, antes eu dormir eu mandei mensagem mais uma vez e eu combinei às quarta 23:30 e ela confirmou, dormi a acordei vi que ela me bloqueou no WhatsApp e eu mesmo bloqueei ela e apaguei o contato dela, afinal nunca contate essa garota que não está preparada para ser GP , As garotas de SM tá muito foda , maioria está cobrando 200 e 300
Aqui o link da skokka dela https://br.skokka.com/acompanhantes/san ... br6qgw9bq/

Cara,

Até quando vc vai ficar postando errado por aqui.
Leia as regras e os tds dos mais antigos.
Vc não pode postar o endereço da prestadora, sem sua autorização.

Mensagem do Moderador

tio chota


Editado pela última vez por tio chota em 25 Mai 2022, 12:05, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Prerigo
Forista
Forista
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2022, 20:46
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1392 Mensagem por Prerigo » 25 Mai 2022, 21:12

Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Vou sair em defesa da Capitu Ruiva ou Rebecca ruiva - https://br.skokka.com/acompanhantes/san ... br1ahmity/

A garota é excelente, uma das melhores de Santa Maria, se não a única que ainda vale a pena. Super gentil e educada, atenciosa, bonitassa, cheirosa e o mais legal, safada, sabe o que faz. Vale muito a pena visitá-la e aproveitar o momento, sou prova disso. Porém, lamento pelo amigo acima, tens que levar em consideração o horário, pra profissional que trabalha no ramo, não deve ser nada fácil ter que lidar com homens de pouco nível às 23 da noite, afinal, quem que espera 1:30h na frente do local da perva? Se a perva demora 10 minutos pra me receber já me mando embora e nunca mais volto. Ficar na frente cuidando pra ver se ela vai aparecer e ainda fazer ceninha na frente do lugar onde ela está atendendo, e ainda por cima vir no fórum divulgar nome e endereço das pervas, demonstra a qualidade e maturidade do homem acima... Perva não é casa da mãe joana, tem que haver respeito independente da situação. Ela falhou em marcar e não estar disponível? Com certeza, mas erros são humanos e todos cometem... Fica a dica pro amigo acima, de homem pra homem: Experimenta chamar as pervas pelo inicio da manhã/tarde e marcar o fight para durante o dia. Marcar pra tarde da noite ou pra madrugada só vai te levar em tranqueira e decepção, pq as de qualidade atendem bem só quando estão descansadas.
Camarada,

Aqui devemos respeitar a opinião dos outros foristas, sair em defesa da puta é no minimo suspeito.

Mensagem do Moderador

tio chota
Editado pela última vez por tio chota em 26 Mai 2022, 07:15, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
andresoncds
Forista
Forista
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Mar 2021, 13:15
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1393 Mensagem por andresoncds » 27 Mai 2022, 11:41

Olá meu povos,o meu moderador favorito o tio chota e especialmente os punhenteiros que pesquisa o melhor GP da região,Após a minha reclamação com a GP Capitu Ruiva ou Rebecca Ruiva como ela gosta de ser chamada , ela removeu todo anuncio no Skokka , (possivelmente ela viu o meu post no GPGuia e abandonou o ramo do GP ou ficou com vergonha de atuar novamente ou brochou o outro encontro com cliente como aconteceu cmg , talvez muito que o pai e a mãe dela descobriu o que a guria fazia, (descobri com outro florista que o local dela não era local em fatos era a casa da família dela ) como dizia , O bem sempre vence :D :D , Obs:queria que o SM tenha o GP decente como o antigamente na época de 2000s , atualmente são tudo que se acha rica. :x
Editado pela última vez por tio chota em 27 Mai 2022, 12:24, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

gurysma
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Ago 2011, 15:56
---
Quantidade de TD's: 39
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1394 Mensagem por gurysma » 29 Mai 2022, 22:43

POSITIVO
Nome da Garota:Bianca

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Nota:9
Boa noite ilustríssimos, dias atrás me embrenho em desbravamento na cidade. Já havia visto o anúncio a alguns dias, mas confesso que estava desconfiado.
https://br.skokka.com/acompanhantes/san ... br2535vzc/ , esse é o link do anúncio. Enfim, decidi arriscar. Fiz CTT a tarde fui rapidamente atendido, marquei no centro da cidade e rumamos ao motel, pois a perca está sem local. No ponto de encontro já gostei do que vi, menina clara, tipo universitária alternativa, não é ruiva natural, mas isso não é problema pra mim. Chegando no motel, vou ao banho, logo em seguida ela entra pra ducha também, banho junto e gostoso e ela já iniciou uma mamada no pelo e bem gostosa. Na sequência vamos pra cama a menina tem vocação, gosta do riscado, guria nova, com MTA disposição. Tem uma barriguinha, mas nada que comprometa, pois está na flor da idade. Ponto negativo e que foi pegando pregador de cabelo, gel etc. sem me pedir, na saída queria energético, dei uma cortada, afinal tudo é bem pago no motel.
Editado pela última vez por tio chota em 30 Mai 2022, 07:17, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
andresoncds
Forista
Forista
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Mar 2021, 13:15
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Santa Maria - RS

#1395 Mensagem por andresoncds » 01 Jun 2022, 10:20

Alguém já experimentou essa GP , tenho muito interesse mas com conversa que eu tive com ela para tirar a dúvida me deixou um pouco confiado :?: :!: , para conseguir o programa dela eu tenho que pagar 50 para ter o horário marcado , ela cobra 100 por 1 horas e 200 por 2 horas , ela está no hotel do centro do SM , aqui o link da mina https://br.skokka.com/acompanhantes/san ... br6a8plag/ no skokka classifica como perfil Top

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Mel - Santa Amélia
    por DesbravadorZN » » em Belo Horizonte / Acompanhantes
    0 Respostas
    2515 Exibições
    Última mensagem por DesbravadorZN
  • Rua Santa Efigênia n 05
    por Gordao_Boladao » » em Área Trash - Boca do Lixo
    846 Respostas
    126819 Exibições
    Última mensagem por Guinsbis
  • Scott Bar em Lagoa Santa
    2 Respostas
    1907 Exibições
    Última mensagem por Kafta
  • PRIVÊ SANTA CECÍLIA
    por mesticinhosp » » em Pedido de Informações
    1 Respostas
    1266 Exibições
    Última mensagem por Ricardaosanto
  • Lavinia - Santa Cecília/República
    por TheJokerSP » » em Pedido de Informações
    1 Respostas
    1791 Exibições
    Última mensagem por JucaLimador

Voltar para “Rio Grande do Sul / Interior Estado”