Bom, apesar de eu não ser negro já presenciei 2 cenas que me marcaram muito.
1-) Tinha meus 16 anos e naquela época tinha um grande amigo negro que vamos chamar de K. Fui convidado a uma festa .. na realidade a gente chamava aquilo de bailinho, os homens levavam as bebidas e as mulheres os salgadinhos. Era muito comum voce levar um amigo ou amiga, bom resolvi convidar K para a festa e para minha surpresa, pouco após chegar fui interpelado por 2 outros amigos perguntando o que K fazia na festa ...... eu respondi , "ele está comigo , qual o problema, que eu saiba eu posso trazer 1 convidado, certo ? " e eles responderam na lata ... " poder pode, mas não um negro né !!" !!!! Aquilo caiu para mim como uma bomba na cabeça ...... eu chamei K e disse na frente de muita gente em alto e bom som .... "vamos embora , eu não sou bem vindo a esta festa " , ai algumas pessoas vieram e eu abri o jogo ..... a maioria se fingiu de morto, mas algumas poucas pessoas de bom senso falaram .... "se Mars vai embora porque K não pode ficar eu vou tambem " eu, K e alguns poucos saimos .... a partir deste dia infelismente conheci o que era realmente a dura vida de um negro em um país que jura que não é racista.
2-) Trabalhava em uma grande multinacional, as regras para promoções de cargo eram claras .... voce só sobe se tiver pelo menos 2 pessoas preparadas para te substituir, sendo que voce tem que indicar o seu primeiro e segundo substituto. Bom, sabedor disto e querendo ser promovido escolhi dentro do meu quadro de colaboradores 2 pessoas, as quais julguei serem as mais capazes. As preparei da mesma forma que fui preparado para ser um substituto ao posto superior. Chegado o tão esperado dia, meu superior me chama na sala e me comunica que a tão sonhada e batalhada vaga era minha e que ele gostaria de saber quem era o meu substituto mais capaz. Falei ser P o mais capaz e meu superior vira para mim e diz ..... P não é o mais capaz .... ele não pode ocupar a posição. Ele até que tentou justificar, mas não conseguiu , para cada argumento dele eu tinha um contra argumento forte, realmente P tinha uma folha corrida na empresa invejavél. Para encurtar a história .... P era negro, em um primeiro momento eu não correlacionei a cor de sua pele com o impedimento de P assumir o cargo. Mas mesmo após eu estar ciente disto insiste sem sucesso até que um dia meu superior foi bem claro ... Fui forçado a promover um branco já que minha própria promoção dependia de um substituto e imaginava mais para frente poder fazer justiça com P.... Após mais uma promoção na mesma empresa tentei promover P novamente, que continuava no mesmo posto e mais uma vez não consegui. Depois disto me desencantei com a empresa e após 4 meses procurando arrumei outro emprego e fui embora, mas nunca esqueci isso . P sempre soube dos motivos, somos amigos até hoje, ele tem sua própria empresa e está muito bem como patrão e menos sucetivel a estes absurdos.
Mas infelismente a maldita discriminação existe, seja pela cor , seja pela raça , seja pelo credo ..... mas o pior mesmo é ouvir que este País é um País sem preconceitos, multiracial, bla bla bla ..... não tem coisa pior do que não admitirmos isso para podermos começar realmente a resolver este problema.