Relação entre opostos

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
FABER-CASTELL
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 18
Ver TD's

Relação entre opostos

#1 Mensagem por FABER-CASTELL » 24 Jan 2012, 20:20

O ilustres colegas do GP GUIA concordam o Dr. Flávio Gikovate?

http://veja.abril.com.br/entrevistas/fl ... vate.shtml:

Veja - Por que os casamentos normalmente ocorrem entre egoístas e generosos?
Gikovate - A idéia geral na nossa sociedade é a de que os opostos se atraem. E isso acontece por vários motivos. Na juventude, não gostamos muito do nosso modo de ser e admiramos quem é diferente de nós. Assim, egoístas e generosos acabam se envolvendo. O egoísta, por ser exibicionista, também atrai o generoso, que vê no outro qualidades que ele não possui. Por fim, nossos pais e avós são geralmente uniões desse tipo, e nós acabamos repetindo o erro deles.

http://www.portalcmc.com.br/rel_art24.htm:

Por Flávio Gikovate

É voz corrente, que nos relacionamentos afetivos, os opostos se atraem. Diante do fato, a gente se posiciona de forma curiosa: como sempre ouvimos falar disso, consideramos a afirmação absolutamente verdadeira. Não duvidar de sua lógica parece nos conduzir a um “porto seguro” e acabamos acreditando que o fenômeno é inevitável.

Por acaso alguém já se questionou a respeito? Afinal de contas por que os opostos se atraem? Trata-se de uma fatalidade, de uma lei da natureza que nos leva a bons resultados? Acho muito importante assumir uma atitude crítica e de reflexão em torno dos problemas do amor, pois é a emoção que mais dor e sofrimento nos tem causado. São raras as pessoas realmente felizes e realizadas nessa área. Devem existir muitos erros e ignorância em relação ao amor. Aliás, é só de algumas décadas para cá que os profissionais de psicologia – e, ainda hoje, poucos entre eles – começaram a se interessar pelo assunto, até então reservado aos poetas.

Gostaria de externar de modo categórico a minha opinião, fundamentada em mais de 26 anos de experiência como psicoterapeuta: os opostos se atraem, mas nem por isso combinam bem. O resultado desse tipo de união não é obrigatoriamente um sucesso. Pessoas muito diferentes vivem brigando e se irritando uma com as outras. Temperamentos e gostos antagônicos dificultam a vida em comum. Durante o período de namoro, os obstáculos existem, mas não são tão importantes, uma vez que são raras as coisas práticas compartilhadas. Após o casamento, porém, as divergências infernizam o cotidiano. Como encaminhar a educação dos filhos se os pontos de vista são tão diferentes? Como planejar a economia doméstica, a ordem dentro de casa, as viagens de férias?

Na prática, ocorre o seguinte: os opostos se atraem, mas na rotina da vida em comum as contradições se acirram. Começa então a tarefa de cada um tentar modificar o outro. O marido quer moldar a mulher de acordo com o seu modo de ser; a mulher deseja que o marido a compreenda e se aproxime dos seus pontos de vista. Será que isso é possível? Não deveriam diminuir as diferenças com o convívio? Deveriam, mas não diminuem, talvez por causa do medo de ver o encantamento amoroso desaparecer. Sim, porque afinal de contas os namorados se sentiram atraídos exatamente por serem pólos opostos. Se ficarem parecidos, não acabará o amor? Os casais convivem por anos, sempre se desentendendo, sempre procurando fazer do outro um semelhante e só conseguem agravar as diferenças e piorar as brigas.

Não deixa de ser ironia que a gente se sinta fascinado por pessoas com as quais não teremos um bom convívio. Esse fenômeno é responsável por um enorme número de uniões infelizes e que, hoje, acabam em divórcio. Cabe indagar: a atração por opostos é inevitável? Acho que não, apesar de ser muito comum, especialmente na adolescência. Considero fundamental entendermos as razões que levam a esse tipo de encantamento. Conhecendo-as, poderemos evitar o erro e nossas chances de sucesso no amor aumentarão bastante.

A principal causa do magnetismo entre opostos é, sem dúvida alguma, a falta ou diminuição da auto-estima. Quando não estou satisfeita com o meu modo de ser, procurarei alguém que seja completamente diverso. Se eu for introvertido e tímido, a tendência será me apaixonar por uma pessoa extrovertida e sem inibição. Com o tempo, o que suscitava minha admiração e era uma “qualidade” se tornará fonte de irritação, mas no início ficarei encantado. Ao “ter” o outro, “tenho” a extroversão que me faltava. Sinto-me mais completo. Tudo muito lógico na teoria. Na prática, as diferenças nos desagradam, dificultam nossas vidas, criam barreiras e resistências cada vez maiores. Elas são responsáveis pelos atritos constantes e pelas brigas “normais” entre marido e mulher. Será que são mesmo normais?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

campineiro2
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 324
Ver TD's

Re: Relação entre opostos

#2 Mensagem por campineiro2 » 25 Jan 2012, 20:49

Se for aplicado apenas entre relacionamento entre opostos está correto, pois a probabilidade do relacionamento dar errado é enorme.

Mas se for generalizar está errado:

Na minha opinião as palavras dele possuem raciocínio lógico, aplicado em pacientes com problemas de relacionamento conjugal. Com todo respeito ao Dr.Flávio e sua respeitável competência reconhecida nacionalmente, casal bem resolvido não procura psiquiatra.

O título da reportagem da revista Veja é:

Não precisa casar. Sozinho é melhor
O psiquiatra decreta a morte do amor romântico e diz que
a vida de solteiro é um caminho viável para a felicidade

Ele diz:
"Para os meus pacientes, eu sempre digo: se você tiver de escolher entre o amor ea individualidade, opte pelo segundo."

Fica claro que a ótica dele é voltado para pacientes que dificilmente conseguem administrar um relacionamento a dois, entre viver em eterno conflito conjugal, a individualidade de ser solteiro é a melhor forma de felicidade.

Imagine o caos que seria o mundo se esse conselho dele fosse generalizado e ninguém constituísse família?

Quando jovem fui aconselhado a não fazer psicologia, o argumento foi que iria carregar um monte de problemas alheios, além dos meus. Sinceramente fiz a escolha certa, quando se tem que mediar um monte de conflitos alheios de casais, a impressão que se tem é que a vida a dois tem pouco brilho.
abs.

Link:
🔗

FABER-CASTELL
Forista
Forista
---
Ver TD's

#3 Mensagem por FABER-CASTELL » 26 Jan 2012, 16:38

campineiro2:

Mas você acredita, realmente, que, por exemplo, um rapaz introvertido e tímido pode se dar bem com uma moça extrovertida, alegre e simpática (ou vice-versa)?

Outro exemplo: a moça é evangélica fervorosa e o rapaz, um ateu (ou vice-versa). O que dizer?

E mais: rapaz perdulário e moça sovina (ou vice-versa)?

Mulher fogosa e homem com pouca libido (ou vice-versa)?

Não seriam diferenças muito, muito grandes?

Link:
🔗

FABER-CASTELL
Forista
Forista
---
Ver TD's

#4 Mensagem por FABER-CASTELL » 26 Jan 2012, 16:44

campineiro2:

Levei em consideração a sua frase:

"Mas se for generalizar está errado"

Link:
🔗

Mr.Caos
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 177
Ver TD's

#5 Mensagem por Mr.Caos » 26 Jan 2012, 18:05

Concordo mais com uma psicóloga que uma vez me disse que nos atraíamos por alguém que vemos como alguém que gostaríamos de ser.

De onde concluo que nem necessariamente são opostos.

Link:
🔗

PRS
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 100
Ver TD's

#6 Mensagem por PRS » 26 Jan 2012, 20:18

Edu28 escreveu:Concordo mais com uma psicóloga que uma vez me disse que nos atraíamos por alguém que vemos como alguém que gostaríamos de ser.

Exato.Pessoas introvertidas acabam fascinadas por extrovertidas, e vice-versa, em boa parte porque ambos vêem no oturo atitudes que gostariam de "ter". Mas o relacionamento só dá certo se, naquilo que ambos consideram importante, forem semelhantes.

Exemplo: ele gosta de ficar em casa , ela gosta de sair pra balada. SE for importante para um dos dois que o OUTRO SEMPRE o acompanhe nas atividades não vai durar. Agora, vamos supor que AMBOS consideram importante ter uma casa própria e batalhar para isso as chances são muito boas que durem.

Link:
🔗

campineiro2
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 324
Ver TD's

#7 Mensagem por campineiro2 » 26 Jan 2012, 21:37

FABER-CASTELL escreveu:campineiro2:

Mas você acredita, realmente, que, por exemplo, um rapaz introvertido e tímido pode se dar bem com uma moça extrovertida, alegre e simpática (ou vice-versa)?

Outro exemplo: a moça é evangélica fervorosa e o rapaz, um ateu (ou vice-versa). O que dizer?

E mais: rapaz perdulário e moça sovina (ou vice-versa)?

Mulher fogosa e homem com pouca libido (ou vice-versa)?

Não seriam diferenças muito, muito grandes?
Opostos se atraem, mas nem sempre os pólos são totalmente extremos. Na probabilidade entre extremos a chance de dar errado é maior. Acredito que extremos como exemplificou não é tão comum.

Uma pessoa introvertida pode se sentir-se mais segura junto de outra extrovertida e vice versa, pois ambos procuram o equilíbrio que lhe faltam.

A pessoa desequilibrada nas finanças ou excessivamente religiosa, pode visualizar no parceiro aquele outro extremo que lhe faltam.

A diferença pode existir em menor escala, média ou grande, tudo vai depender da capacidade de ambos saberem cederem o espaço de cada um no relacionamento e não tornar o relacionamento um eterno cabo de guerra.

Os casais buscam ajuda especializada, a partir do momento que não conseguem gerir seu relacionamento, o que pode ser muito importante para um, pode ser insignificante para outro.

Do mesmo modo que casais são felizes porque sabem conviver e tolerar a diferença do parceiro e jamais irão parar no divã.
abs.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#8 Mensagem por Compson » 27 Jan 2012, 10:55

Certamente não é uma regra geral...

Pessoas feias tendem a valorizar demasiadamente a beleza.

Já o contrário é bem mais raro.

O componente de valoração social dos opostos também é relevante.

Há casos de "ódio" também: pessoas muito magras às vezes odeiam pessoas muito gordas pois o modo de se conformar com a magreza excessiva é se convencer que ser muito gordo seria pior. O contrário também é comum.

Link:
🔗

FABER-CASTELL
Forista
Forista
---
Ver TD's

#9 Mensagem por FABER-CASTELL » 27 Jan 2012, 20:30

Na prática, alguém já viu um namoro ou casamento entre uma pessoa introvertida com outra extrovertida DAR CERTO?

Link:
🔗

PRS
Forista
Forista
---
Ver TD's

#10 Mensagem por PRS » 28 Jan 2012, 06:38

FABER-CASTELL escreveu:Na prática, alguém já viu um namoro ou casamento entre uma pessoa introvertida com outra extrovertida DAR CERTO?
Já.

Link:
🔗

BULLSHIT RJ
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#11 Mensagem por BULLSHIT RJ » 28 Jan 2012, 17:46

PRS escreveu:
FABER-CASTELL escreveu:Na prática, alguém já viu um namoro ou casamento entre uma pessoa introvertida com outra extrovertida DAR CERTO?
Já.

SIM!

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#12 Mensagem por Carnage » 29 Jan 2012, 14:38

PRS escreveu:
Edu28 escreveu:Concordo mais com uma psicóloga que uma vez me disse que nos atraíamos por alguém que vemos como alguém que gostaríamos de ser.

Exato.Pessoas introvertidas acabam fascinadas por extrovertidas, e vice-versa, em boa parte porque ambos vêem no oturo atitudes que gostariam de "ter". Mas o relacionamento só dá certo se, naquilo que ambos consideram importante, forem semelhantes.

Exemplo: ele gosta de ficar em casa , ela gosta de sair pra balada. SE for importante para um dos dois que o OUTRO SEMPRE o acompanhe nas atividades não vai durar. Agora, vamos supor que AMBOS consideram importante ter uma casa própria e batalhar para isso as chances são muito boas que durem.
Tenho o mesmo racioncínio. Acredito que esse papo de os opostos se atraem seja muita balela e lenda. (só funciona mesmo na física! :lol: )

No final das contas, coisas em comum são o que realmente vai contar pra um relacionamento dar certo.
E veja também que, relacionamentos não dão certo pra sempre. Eles podem durar muito, mas nunca pra sempre. Porque a convivência cansa e desgasta. Muitos ficam juntos muito além da viabilidade do relacionamento somente por comodismo, preguiça ou medo.

Pra mim o segredo de um relacionamento durar é dosar a compania. Ficar muito grudado faz as coisas "acabarem" mais rápido.

Link:
🔗

FABER-CASTELL
Forista
Forista
---
Ver TD's

#13 Mensagem por FABER-CASTELL » 29 Jan 2012, 15:11

"E veja também que, relacionamentos não dão certo pra sempre. Eles podem durar muito, mas nunca pra sempre. Porque a convivência cansa e desgasta. Muitos ficam juntos muito além da viabilidade do relacionamento somente por comodismo, preguiça ou medo." (Carnage)

Carnage, não seja tão pessimista!

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#14 Mensagem por Carnage » 29 Jan 2012, 15:39

FABER-CASTELL escreveu:Carnage, não seja tão pessimista!
Não é pessimismo. É fato

Leia "A Cama na Varanda". Ótimo livro.

Link:
🔗

PRS
Forista
Forista
---
Ver TD's

#15 Mensagem por PRS » 29 Jan 2012, 16:46

Carnage escreveu:
FABER-CASTELL escreveu:Carnage, não seja tão pessimista!
Não é pessimismo. É fato

Leia "A Cama na Varanda". Ótimo livro.
2

Link:
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”