http://64.233.179.104/search?q=cache:w9 ... o&hl=pt-BR
Como eu assistia este programa... ainda me lembro dele correndo num descampado a noite, só com a iluminação dos equipamentos de filmagem procurando dar um flagrante em um ritual de magia negra onde supostamente se fazia o sacrificio de crianças !!! Este é o homem do Sapato Branco. Numa distante noite dos anos 70 ! Como mudou pouca coisa no Brasil não é Ratinho ?
É das mulheres que o Bon Vivant mais sente saudades. Jet Set das noites de São Paulo das décadas de 60 e 70, Jacintho Figueira Júnior, O Homem Do Sapato Branco, Hoje solteiro e sem filhos lamenta não ter se casado. Quase nada se vê do apresentador de tevê que um dia derrubou do horário Hebe Camargo da Poderosa Rede Record dos tempos da Familia Paulo Machado de Carvalho,herói dos pobres, playboy da zona Central foi o deputado estadual mais votado do Brasil.
Há quinze anos Jacintho vive num apartamento deixado por uma de suas ex-paixões.Delas também ganhou um ¨Pinto de ouro¨ em formato de chaveiro a muito roubado. Hermogina, que ele conheceu há 15 anos numa boate, e o filho dela, Bruno, de 9 anos vivem com ele.
Com apenas 1,3 mil mensais que ele recebe como pensão as dividas se acumulam “Devo R$ 7 mil na praça”, afirma. Com a saúde prejudicada por um derrame, que o deixou sem equilíbrio e paralisou-lhe parte do lado esquerdo do corpo e com a operação de próstata a que se submeteu cinco meses atrás ele reclama ¨Fiquei Broxa¨.
Jacintho começou na vida cantando country. Após estrelar os programas Câmera Indiscreta e Um Fato em Foco, Na Cultura e Na Bandeirantes logo foi para a Globo com o programa que o consagraria: O Homem do Sapato Branco. A última aparição foi no ‘Aqui Agora’, jornalístico do canal de Silvio Santos exibido entre 1991 e 1997. “Eu inventei a palavra mundo-cão”,.“O Ratinho faz exatamente o que eu fazia.” Em dois anos, Jacintho brilhou com seu Sapato Branco. Ele levou ao ar o primeiro transplante de córnea do País, abriu fogo contra os bicheiros e o Esquadrão da Morte.Criador do estilo levado adiante ainda por Márcia e João Kléber, não vê qualidade nesses, que chama de imitadores. ‘Eu boto eles no chão’.
O Nome curiosos nasceu da leitura de Friedrich Nietzsche e Schopenhauer e vendo em vários trechos, os homens que usavam sapato branco. E os homens de sapato branco eram dentistas, médicos, enfermeiros, pessoas que,realmente, desejavam o bem dos outros. Então, nasceui o nome ‘O Homem do Sapato Branco’. Um Putz Marketing !!!
O Programa tinha de tudo. Ele era uma peneira, o que caísse de era colocado no ar.
No final dos anos 60, a rebote do seu inacreditavél IBOPE Jacintho foi eleito deputado estadual pelo então MDB. O político recebia uma média de 150 pessoas por dia em seu gabinete. Eles transformavam os corredores da Assembléia Legislativa num acampamento. Dormiam, se alimentavam e até urinavam ali mesmo. Conta Folclore que um dia o então Presidente da Casa revoltado Chamou-o para uma conversa, Jacintho disse: “Isso aqui não é casa do povo? Então, se querem mijar, deixem eles Mijar Porra !!!”.
Walter Clark [1936-1997]. Em todas as entrevistas que deu e até em livro disse: ‘Quem botou a Globo em primeiro lugar foi o ‘Sapato Branco’. Todo mundo sabe disso, mas segundo Jachinto, ¨Esqueceram, não interessa, porque era um programa popular. Mas a Globo vai acabar caindo nessa de popular outra vez, porque televisão hoje é isso. A Tupi foi a maior do Brasil. Acabou. Aí ficou quem? A Record. Quem acabou com a Record? Eu. Pois ela estava em primeiro lugar, em segundo estava a Tupi, em terceiro estava a Globo. Quando eu cheguei lá [à Globo] eu dava 60 de audiência. Então, eu a coloquei em primeiro lugar. Quando ela ficou em primeiro e não precisavam mais de mim, acabou o contrato. É um ciclo. A TV do Silvio Santos vai passar a Globo. Logo, logo. E ela terá de voltar a ser popular para conseguir sobreviver.¨