A Cerveja no seu Melhor
1. A cerveja não deve ser envelhecida. Quanto mais jovem, melhor é o seu sabor.
2. As garrafas devem guardar-se de pé, num lugar fresco e sem sol, para evitar oxidação prematura.
3. Para servir fresca, coloque-a no frigorífico e deixe refrescar lentamente. O frio do congelador é demasiado, prejudicando o sabor.
4. Depois de gelada, deve ser consumida. Uma cerveja "morta" ´não deve voltar para o frigorífico.
5. A temperatura ideal para beber as cervejas do tipo pilsen é entre os 4 e 6 graus. “Estúpidamente gelada”.
6. Tulipas e canecas pequenas, de cristal, são as ideais, pois mantêm melhor a espuma e a temperatura. Evite aquelas horríveis canecas de alumínio, que tiram o prazer de apreciar o estimulante e brilhante líquido dourado.
7. Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida, acabando com o colarinho e libertando o gás carbónico, o que deixa o líquido com um péssimo gosto.
8. Cerveja sem "colarinho" não é uma cerveja! Dois dedos de espuma são o ideal para reter o aroma e evitar a libertação do gás carbônico.
9. A espuma cremosa revela a persistência e bom estado da cerveja. Para servir, verta primeiro uma dose para o copo . De seguida, incline o copo até uns 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.
10.O interior dos copos préviamente gelados devem ser passados por água corrente, antes de servir a bebida. Isso elimina os cristais de gelo que se formam no copo, deixando as suas paredes lisas, para que a cerveja desça macia.
11. Faz bem à saúde. Com 90% de água, a bebida hidrata o corpo. E com apenas 3 a 5 graus de álcool, como as do tipo pilsen, a cerveja reactiva o metabolismo — quando ingerida moderadamente. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos.
12.A Cerveja não engorda. É exagero quando se associa 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Os acompanhamentos gordurosos é que engordam. É claro que, se tomar grandes quantidades diárias, acabará por ficar com "barriguinha de cerveja".