DragonballZ escreveu:Maestro,
Uma vez fiz um curso com um chefe brasileiro, mas que esteve na Itália e estava ensinando como fazer um bom Risoto.
Como adoro este prato, participei do evento.
Pratiquei diversas vezes, até que de tantos acertos e erros que enjoei de tal preciosidade.
Mas já faz um tempo e estou com vontade de fazer, novamente.
A preguiça é foda.
Sabemos que a principal base do prato é o caldo.
Tinha uma apostila da receita, mas perdi.
Quando digo acima este pecado da preguiça é que não tive saco de fazer o caldo.
A solução mais rápida da época era colocar aqueles tabletes Knorr ou Maggi na água fervente.
Mas quero fazer o correto.
Sei que demora muito p/ fazer o caldo.
Como perdi aquela apostila das receitas, tem alguma por aí p/ me passar?
Como apreciador da Boa Mesa, sou um rato do Mercado Municipal... vale a pena... mas em fim de semana é sempre cheio... Não deixa de ir... no caso queijos, você tem grande variedade e sem dúvida preços muito mais em conta que num Pão de Açúcar da vida... vai de estômago preparado para várias degustações, um pastel de bacalhau e um bom sandwich de mortadela!. Quem sabe ainda um dia vamos juntos e te mostro os meus postos preferidos...
quanto ao Risso... uma simples...:
Risoto com Aspargos
Esta receita pode sofrer variações, mudando-se a hortaliça acrescentada, por corações de alcachofra picados, feijão fava ou ervilhas frescas. Pode-se também acrescentar alguns tomates pelados picados para incrementar a cor.
Ingredientes:
-6 colheres (sopa) de manteiga à temperatura ambiente (reserve 2 colheres para a finalização do prato)
-1/4 xícara de cebola ralada
-1 dente de alho grande
-2 xícaras de arroz arbório (arroz pequeno e redondo, de origem italiana, apropriado para risoto)
-1/2 xícara de vinho branco
-6 xícaras de caldo de galinha ou de legumes
-250g de aspargos frescos cortados em pedaços de 3cm
-1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Guarnição:
-Alguns aspargos frescos cozidos
Modo de Preparo:
Refogue a cebola em 4 colheres (sopa) da manteiga, adicionando o alho na metade do cozimento. Junte o arroz e misture para que o arroz fique bem envolto na manteiga. Comece a adicionar o vinho mexendo constantemente em fogo alto, até que seja totalmente absorvido. Procedendo da mesma forma, vá acrescentado conchas de caldo e mexendo continuamente, após cerca de 15 minutos, acrescente os pedaços de aspargos e continue a cozinhar por cerca de 20-25 minutos totais ou até que o arroz esteja cozido, mas fique levemente resistente "al dente". Retire do fogo e junte a manteiga reservada e o queijo parmesão. Sirva oferecendo mais queijo e guarnecendo o risoto com alguns aspargos cozidos.
Rendimento: 4 a 6 porções